Novembro Azul e a importância da prevenção do Câncer de Próstata
Novembro Azul é o mês de conscientização sobre a saúde...
Veja a seguir algumas vantagens em incluir a casca de banana na alimentação:
1 - É rica em nutrientes:
A casca da banana é rica em antioxidantes e potássio. Possui também uma substância chamada luteína, que contribui para o aumento da melanina, e o aminoácido triptofano, responsável pelo aumento dos níveis de serotonina.
2 - É boa para a pele:
O tanino presente na casca da banana age como adstringente e antisséptico. Como possui ação antimicrobiana, anti-inflamatória, cicatrizante e analgésica, pode ser utilizada para reduzir marcas de acne e rugas, para melhorar a pele irritada e ainda aliviar o desconforto de picadas de inseto.
3 - Fonte de fibras:
A casca de banana é uma boa fonte de fibras, que conferem saciedade e auxiliam o trânsito intestinal, contribuindo para melhorar os casos de diarreia e prisão de ventre.
4 - Controla o nível de colesterol:
A casca de banana é rica em fitoesteróis, que são importantes aliados na redução do colesterol alto e também na prevenção de doenças cardiovasculares.
5- Ajuda no emagrecimento:
A casca de banana é pobre em calorias e é rica em fibras. Sendo assim, aumenta a sensação de saciedade e é boa para emagrecer. Ele ressalta que a casca não deve ser consumida crua, mas sim na forma de farinha em diversas receitas, como bolos, sobremesas e polvilhada em sucos e chás.
6 - Regula o sono:
A casca da banana contém triptofano, aminoácido responsável pelo aumento dos níveis de serotonina, que é um regulador do sono. Por isso, tomar o chá da casca antes de dormir ajuda a induzir uma boa noite de sono.
7 - Melhora o humor:
Por ser um aminoácido que aumenta os níveis de serotonina, o triptofano presente na casca de banana afeta o humor de maneira positiva.
8 - Fonte de flavonoides, carotenoides e vitamina C:
Todos esses compostos contidos na casca de banana auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, pois apresentam propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres prejudiciais às células saudáveis.
9 - Proteção da visão:
A presença da luteína na casca da banana age também na proteção da visão noturna e na prevenção de catarata e degeneração macular, uma doença que pode provocar graves danos à retina.
10 - Alivia a dor de cabeça:
Por ser rica em potássio, ela é uma alternativa eficiente para o alívio da dor de cabeça. Quando estiver com aquela dor incômoda, o ingrediente é uma opção para evitar a ingestão excessiva de medicamentos. Em todo o caso, se as dores persistirem, o ideal é procurar o médico especialista.
É importante lembrar que a casca de banana só deve ser consumida quando a fruta for orgânica. Sobre a quantidade, o consumo de uma a duas bananas por dia (incluindo as cascas). Ou de uma a duas colheres de sopa da farinha da casca em preparações.
O Assim Saúde curte dicas para adotar uma alimentação mais rica e balanceada.
Publicado em Alimentação | em 21 de Novembro de 2019