Sabia que Sal e Sódio não são a mesma coisa?
É verdade! O sal de cozinha, tão presente em nossa culinária, é composto por aproximadamente 40% de sódio. Este mineral é encontrado naturalmente em diversos vegetais como nabo, cenoura e espinafre e em alimentos como carne, lentilha, feijão e leite. No entanto, é nos alimentos industrializados que encontramos grandes concentrações de sódio, especialmente em produtos embutidos e ultraprocessados industrializados.
Embora o excesso de sódio seja prejudicial à saúde, causando retenção de líquidos, aumento da pressão sanguínea e sobrecarga no coração, em nosso organismo, ele desempenha um papel importante, trabalhando em conjunto com o potássio para regular a pressão arterial e manter o equilíbrio hídrico. Além disso, ele é essencial para a transmissão dos impulsos nervosos e para as contrações musculares.
Ou seja: não é bom retirar o sódio drasticamente da dieta. O ideal é mantê-lo presente, mas estar atento à quantidade máxima de 2mg por dia.
Uma dica para reduzir a ingestão de sódio é preparar seu próprio sal de ervas em casa. Confira a receita:
- ½ xícara de sal;
- ½ xícara de alecrim desidratado;
- ½ xícara de manjericão desidratado;
- ½ xícara de cebola em pó;
- ½ xícara de salsinha desidratada.
Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Com validade de 3 meses, armazene em recipiente de vidro com tampa e use no lugar do sal comum em suas receitas.
Com essa simples substituição, é possível reduzir a quantidade de sódio na sua dieta, sem abrir mão do sabor e promovendo uma alimentação bem mais saudável!
#sodio #saude #alimentacaosaudavel #saldeervas #hipertensao #excessodesodio
Publicado em Alimentação | em 10 de Maio de 2024
Deixe o seu comentário
Posts recomendados