Você sabe o que é Osteoporose?
A osteoporose é a redução da densidade óssea, alterando a...
Você sabia que a corrida é uma boa opção para quem quer começar a cuidar do corpo. Correr é um exercício com efeitos bastantes amplos, com baixo custo e fácil de realizar. Não precisa de outros participantes e pode ser realizado em qualquer lugar.
Mas, antes de ganhar as ruas, o futuro corredor precisa estar atento para algumas questões. Uma avaliação médica voltada para os riscos cardiovasculares é o primeiro passo. Principalmente em pessoas que apresentem fatores de risco como hipertensão, tabagismo, colesterol elevado, diabetes ou histórico familiar de doenças cardiovasculares.
A existência de problemas cardiovasculares não contraindica a corrida, que inclusive pode ser uma medida terapêutica no tratamento. Porém, é preciso começar de forma gradual e progressiva, de acordo com orientação médica. Em casos de hipertensos, particularmente os obesos, a corrida pode ser uma forma eficaz de tratamento.
Dependendo do grau de sedentarismo do futuro corredor é recomendado começar com caminhadas, evoluindo na sequência para corridas de 10 a 15 minutos, duas vezes na semana. Ou, para quem está retomando a prática, um ponto importante, é evitar voltar do ritmo que estava no momento da parada. Tenha calma, volte com distâncias mais curtas e com passadas mais lentas. O condicionamento voltará aos poucos de forma natural.
A corrida oferece vantagens físicas, emocionais, sendo uma atividade natural ao corpo.
Em 2017, o Assim Saúde realizou mais de 2.100.000 consultas, fazendo 5.450.000 exames. Aqui a nossa preocupação é que você esteja bem.
Fonte: Revista ASSIM SAÚDE
Publicado em VIVA ASSIM | em 20 de Dezembro de 2018