Alergia alimentar? Saiba mais

Alergia alimentar? Saiba mais

Quantas vezes, após alguma refeição, você teve coceira, inchaço, dor abdominal ou até mesmo dificuldade para respirar? Esses sintomas podem indicar alergia alimentar, condição que, se não tratada precocemente, pode resultar em complicações sérias. 
 
Esse tipo de alergia é a resposta do sistema imunológico a alimentos considerados "estranhos" pelo nosso organismo. A reação pode desencadear desde sintomas levemente desagradáveis, como manchas vermelhas, coceira e inchaço, mas pode ir além, com complicações graves para a saúde, como dificuldades para respirar ou até pior. Reconhecer esses sinais imediatamente é vital para agir a tempo.
 
Identificar o motivo da alergia pode ser difícil, já que cada refeição pode ter dezenas de agentes causadores e também à variação dos sintomas entre indivíduos. No entanto, prestar atenção aos sinais após a ingestão de certos alimentos é passo inicial importante. 
 
Alergias alimentares comuns:
- Leite;
- Ovos;
- Amendoim;
- Nozes;
- Trigo;
- Soja;
- Peixes e frutos-do-mar
 
É possível fazer testes com supervisão médica para resultados precisos e seguros, mas mesmo em casos de suspeita de alergia alimentar, é importante já adotar medidas preventivas como excluir, quanto antes, o alimento desencadeante da dieta. Ter plano de ação em caso de emergência e informar pessoas ao redor são medidas adicionais para sua segurança.
 
A alergia alimentar exige atenção, compreensão e conhecimento. Ao reconhecer os sintomas, adote medidas preventivas e procure orientação médica para mitigar os riscos associados a essa condição. A informação é nossa aliada!
 
 
 #alergiaalimentar #Saude #Prevencao #alergia #doencaceliaca #intoleranciaalactose #bemestar 

Publicado em Alimentação | em 09 de Fevereiro de 2024

Compartilhe


Deixe o seu comentário



Posts recomendados



Calcule seu IMC


Arquivos


Curta o VIVA ASSIM




SIGA O BLOG VIVA ASSIM

Receba os melhores conteúdos e novidades

ASSIM SAÚDE