A mudança começa nos seus hábitos
Pequenas escolhas feitas de forma consistente criam grandes...

Os alimentos funcionais são aqueles compostos por determinadas substancias que auxiliam em funções específicas do corpo, além de serem saudáveis e nutritivos. Em outras palavras, os alimentos funcionais apresentam compostos bioativos capazes de atuar como moduladores dos processos metabólicos, reduzindo o risco de surgimento de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, doenças cardiovasculares, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, entre outras).
Hoje esses alimentos são classificados em 3 grupos de alimentos com propriedades imunomodulatórias, alimentos com atividade antioxidante e alimentos com ácidos graxos poli-insaturados (ômega 3 e ômega 6).
No entanto, o consumidor deve estar atento. Não é incomum a presença de substâncias consideradas benéficas, mas em quantidade muito pequena.
Veja quais são os alimentos tidos como funcionais e como agem.
ALIMENTOS COM PROPRIEDADES IMUNOMODULATÓRIAS
Frutas, hortaliças e chás, como o beta-glucano e os compostos fenólicos (catequinas, flavonoides), além dos probióticos e prebióticos. O nome já diz, são alimentos que atuam modulando e ativando componentes celulares e seus mediadores químicos, aumentando a efetividade do sistema imune contra diferentes antígenos e evitando o aparecimento de patologias no organismo.
FLAVONOIDES - suco de uva, vinho tinto, cereja, maçã, groselha e hortaliças.
PREBIÓTICOS - cebola, alho, tomate, banana, cevada, raiz de chicória, batata yacon, aveia, trigo, mel e cerveja.
PROBIÓTICOS - iogurtes, leites fermentados e outros produtos lácteos fermentados.
ALIMENTOS COM ATIVIDADE ANTIOXIDANTE
Vitaminas E e A (betacaroteno), vitamina C, oligoelementos com zinco, cobre, selênio e magnésio, além de componentes ativos como os terpenoides (carotenoides e licopeno). Esses alimentos atuam no sistema biológico, eliminando oxidantes (radicais livres) ou impedindo sua transformação em produtos mais tóxicos.
BETACAROTENO - abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre e couve.
ALIMENTOS COM ÁCIDOS GRAXOS POLI-INSATURADOS (ÔMEGA 3 E ÔMEGA 6)
Peixe, frutos do mar e sementes oleaginosas. Estas são substâncias essenciais para nós, uma vez que o organismo humano não pode sintetizá-las. O ômega 3 (alfa-linolênico) é o percursor dos ácidos eicosapentaenoicos (EPA) e docosahexaenoicos (DHA), que são integrantes das membranas celulares e desempenham função no funcionamento da retina e no desenvolvimento cerebral. Já o ômega 6 (linoleico) dá origem ao ácido araquidônico (AA), que é constituinte da membrana fosfolipídica e percursor de outros compostos importantes na regulação da pressão sanguínea, frequência cardíaca, coagulação sanguínea, dilatação vascular e resposta imunológica.
O Assim Saúde se importa com a flagrante falta de hospitais na Zona Norte do Rio com qualidade médica, instalações e atendimento humanizado. Além de atendimento de emergência e urgência 24 horas. Estando disposto a todos os gostos e bolsos em planos individuais, familiares e empresariais.
Fonte: Revista ASSIM SAÚDE
Publicado em Alimentação | em 20 de Dezembro de 2018