A importância de alimentos construtores na dieta alimentar

A importância de alimentos construtores na dieta alimentar

Quais são os tipos de alimentos que existem?

Os alimentos que consumimos em uma dieta equilibrada podem ser divididos, basicamente, em três grupos: os construtores, os reguladores e os energéticos.

Juntos, eles fazem parte da pirâmide alimentar. Essa estrutura determina os tipos de alimentos e a quantidade a ser consumida no dia a dia. Para entender melhor a importância de cada um deles, veja as suas características.

1- Construtores:
Os alimentos construtores são aqueles responsáveis por ajudar o organismo a construir o tecido muscular do indivíduo. Ou seja, eles auxiliam na busca pela hipertrofia — crescimento e desenvolvimento dos músculos. Fazem parte desse grupo os ovos, carnes e frango.

2- Reguladores:
Eles têm a função, como o nome diz, de regular as principais funções do corpo. Eles são ricos em vitaminas, minerais, água e fibras e vão ajudar no sistema imunológico, na digestão e na disposição. Fazem parte dos reguladores as frutas, as verduras e os legumes.

3- Energéticos:
Esse grupo de alimentos é muito temido por diversas pessoas, principalmente aquelas que fazem dieta para perder peso, mas não é preciso ter medo. São os carboidratos, como pães, cereais, tubérculos, raízes, leguminosas, gorduras e mel.

Assim como no caso dos outros dois grupos, o nome por si só diz muito sobre a função deles. Esse tipo de alimento é importante para fornecer energia às células do corpo para ser usada nas mais diferentes atividades.

Por que consumir alimentos construtores?

Como explicado, os alimentos desse grupo têm um papel fundamental na construção da massa muscular. A principal fonte nutricional desse tipo de produto é a proteína, mas os construtores também são importantes para manter níveis saudáveis de ferro, cálcio e vitaminas A, D e do tipo B no organismo.

Eles exercem algumas outras funções indispensáveis ao organismo, como:

- Auxiliar no crescimento e no desenvolvimento da infância e da adolescência;
- Permitir a construção de células no organismo;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Contribuir para o crescimento do tecido muscular;
- Evitar a perda de músculos em idosos;
- Ajudar na cicatrização de ferimentos, cirurgias e queimaduras.

Quais são os principais alimentos construtores?

Leites e derivados (como queijos e iogurtes) carne vermelha, frango, peixes, ovos, quinoa, lentilha, feijão, soja e cogumelos.

Como incluir esses alimentos no seu dia a dia?

Muitos desses alimentos já fazem parte da mesa do brasileiro e são fáceis de encontrar nos supermercados. Com eles, é possível criar diferentes receitas e explorar novos sabores.

No caso das carnes vermelhas, dê preferências às magras, com menos gordura, como patinho e filé mignon. Se for fazer frango, prefira o grelhado ou assado no forno, ao frito ou empanado. Ovos podem virar omeletes ou mexidos com queijo e cogumelos para o café da manhã ou o lanche da noite. E assim por diante.

Os alimentos construtores são fundamentais para construir o tecido muscular e garantir um bom funcionamento do organismo. Não se esqueça também de que a prática regular de atividade física é fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida, além de uma dieta saudável e equilibrada.


Publicado em Qualidade de Vida | em 27 de Junho de 2019

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