Brincadeiras para fazer dentro de casa com as crianças

Brincadeiras para fazer dentro de casa com as crianças

Os dias da pandemia do novo coronavírus estão passando de maneira peculiar. Se antes dela, a criançada passava boa parte do dia na escola e, além do aprendizado, dispunha dos amigos para brincar, com o distanciamento social, a diversão tornou-se também demanda familiar. Para ajudar pais e mães, separamos algumas sugestões simples de brincadeiras para fazer com as crianças, com materiais encontrados pela casa.

 

Meu Mestre Mandou

A brincadeira pode envolver toda a família. Uma pessoa será o mestre e os demais têm de “obedecer”. Com a frase “seu mestre mandou”, quem estiver no comando pode dar ordens engraçadas como pular em um pé só no meio da sala ou encontrar uma meia furada. Para estimular ainda mais, experimente deixar a criança exercer o papel de liderança.

Cama de gato e pular elástico (ou barbante)

Aqui os itens necessários são os mesmos: barbante ou elástico. Na primeira, o desafio é ser estratégico na hora de usar polegares e indicadores para tirar o barbante das mãos do outro sem desmanchar os laços.

E quem nunca pulou elástico na cozinha da casa da avó? Se não é seu caso, experimente ativar seu equilíbrio e aprender a brincadeira com as crianças. A altura pode ir subindo para trazer mais desafio. Ah! E se forem só duas pessoas na casa, você pode usar uma cadeira para ser suporte do outro lado do elástico.

Jogo da velha

Dessa vez, os materiais utilizados podem ser os produtos de higiene e cuidados pessoais da criança, e os do adulto que for jogar.  Como no jogo tradicional, o objetivo é colocar três símbolos (no caso, objetos) em sequência. Com um giz, você pode desenhar o diagrama do jogo no chão – depois é só passar um pano úmido para limpar.

 

Massinha caseira

Ao fazer uma massinha caseira, a criança se diverte na construção da brincadeira e na hora de executá-la. A receita é simples e conta com ingredientes que, provavelmente, você tem em casa:

- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 colheres de sal (deixa a massinha com aquela consistência das compradas em loja)
- Pó colorido de gelatina ou colorau (ou o que tiver que leve cor à preparação, até mesmo alimentos, como beterraba)
- Água

É só misturar tudo e adicionar água até atingir a consistência desejada. Depois é só dar asas à imaginação e montar o que quiser!

 


Publicado em Qualidade de Vida | em 25 de Março de 2021

Compartilhe


Deixe o seu comentário



Posts recomendados



Calcule seu IMC


Arquivos


Curta o VIVA ASSIM




SIGA O BLOG VIVA ASSIM

Receba os melhores conteúdos e novidades

ASSIM SAÚDE