Cinco cuidados especiais com lentes de contato
Seja por praticidade, por aparência ou por preferência, muitas pessoas recorrem às lentes de contato para corrigir problemas de visão, entre eles: miopia, astigmatismo e hipermetropia. Mas é preciso lembrar que, por estarem em contato direto com a superfície ocular, necessitam de cuidados especiais. Saiba mais:
- Somente encoste no estojo de armazenamento e nas lentes com as mãos devidamente higienizadas. Isso evita que sujeira, poeira, fungos e bactérias contaminem as superfícies.
- Existem maneiras adequadas de colocar e retirar cada tipo de lente. Uma lente invertida ou no olho errado pode tanto prejudicar a visão como provocar infecções e irritações.
- Tanto as lentes como o estojo devem ser higienizados com a frequência e os produtos indicados por seu oftalmologista. Usar solução oftálmica própria para lentes é uma escolha melhor do que soro fisiológico, pois é preciso remover o excesso de gordura e proteínas que ficam na superfície ocular, além de outros tipos de impurezas.
- As lentes de contato sempre devem ser colocadas diariamente pela manhã e retiradas antes de dormir. De preferência, não as use por um tempo superior a 16 horas consecutivas.
- As lentes têm validade! As tecnologias e as propriedades variam a cada modelo e fabricante, inclusive a durabilidade. É preciso fazer a troca sempre que o prazo chegar ao fim.
Siga sempre à risca as orientações médicas e tenha lentes sempre cristalinas e funcionando adequadamente. Em caso de irritação e incômodo, suspenda o uso imediatamente e procure o oftalmologista assim que possível!
#oftalmologia #lentedecontato #olhos #saudedosolhos #miopia #astigmatismo #hipermetropia
Publicado em Qualidade de Vida | em 16 de Agosto de 2024
Deixe o seu comentário
Posts recomendados