Os desafios do puerpério

Os desafios do puerpério

O nascimento de um bebê inicia um período de grandes mudanças físicas, hormonais e emocionais para uma mãe. Essas primeiras semanas após o parto são chamadas de puerpério, quando o corpo da mulher começa a retornar ao seu estado pré-gestacional. Entenda melhor:
 
- Esse período se inicia imediatamente após o parto e dura cerca de 2 meses ou até o retorno da menstruação. Pode ser estendido para mães que continuam amamentando depois dos 6 meses do bebê.
 
- Enquanto os hormônios se reequilibram, aparecem oscilações emocionais conhecidas como "baby blues", que são bem comuns e causam tristeza, choros sem motivo, irritabilidade, ansiedade, insônia e apatia. Se essas emoções persistirem por um longo prazo e se tornarem mais intensas, pode ser um indicador de depressão pós-parto. 
 
- Também é caracterizado por diversas mudanças físicas. Entre eles: surgimento de secreção vaginal e contrações uterinas. Além dos seios inchados e dores nos mamilos, algumas mulheres que passaram por cesariana precisam lidar com a cicatrização do procedimento.
 
- Ter apoio familiar e profissional é muito importante. Dividir e delegar tarefas com uma rede de apoio, além de ter acompanhamento médico para orientações adequadas, podem aliviar angústias e permitir mais tempo de descanso e recuperação física e mental. 
 
Quando nasce um bebê, nasce uma mãe. Por mais novo que esse período seja, com paciência e o suporte adequado, é possível uma recuperação do puerpério com mais saúde e confiança. 
 
#bemestar #puerperio #saude #maternidade #mae #gestante #posparto

Publicado em Qualidade de Vida | em 08 de Novembro de 2024

Compartilhe


Deixe o seu comentário



Posts recomendados



Calcule seu IMC


Arquivos


Curta o VIVA ASSIM




SIGA O BLOG VIVA ASSIM

Receba os melhores conteúdos e novidades

ASSIM SAÚDE