Procrastinar é um hábito ruim; veja como sair deste ciclo!

Procrastinar é um hábito ruim; veja como sair deste ciclo!

Procrastinação e preguiça são duas coisas diferentes. Procrastinar é ficar adiando e empurrando compromissos e decisões para mais tarde. Já ter preguiça é adiar fazer alguns compromissos, às vezes. Isso é normal, mas o problema é quando se transforma em um padrão repetitivo e sistemático, podendo levar a perdas significativas, e afetar o aspecto familiar, pessoal, acadêmico, profissional e financeiro.

 

Veja algumas dicas que podem ajudar a acabar com este ciclo, segundo a psicóloga e psicoterapeuta Sonia Nogueira Pedreira, coautora do livro “Como ser firme sem ser agressivo: os 10 passos para a Assertividade”:

 

- Divida a tarefa em pequenos passos que sejam executáveis. Se, diariamente, fizer 5 pequenas coisas, dentro de algum tempo dará conta da tarefa toda que tende a adiar;

 

- Identifique os gatilhos que sabotam a realização da tarefa. Ou seja, fatores que tiram o foco no que deve ser feito. Vários podem funcionar como gatilhos e depende de cada pessoa: celular, acessar as redes sociais, séries na TV, vídeos no YouTube, futebol, noticiários, conversar com amigos, lanchar, e até mesmo levantar para beber água. “É necessário criar um ambiente propício a se manter focado no objetivo proposto, e neutralizar cada um dos gatilhos”, alerta a psicóloga;

 

- Use uma agenda ou bloco de anotações (de preferência físico) para registrar as ideias, planos e metas, permitindo a liberação da mente, reduzindo, assim, o risco de eventuais esquecimentos.

 


Publicado em Qualidade de Vida | em 04 de Fevereiro de 2021

Compartilhe


Deixe o seu comentário



Posts recomendados



Calcule seu IMC


Arquivos


Curta o VIVA ASSIM




SIGA O BLOG VIVA ASSIM

Receba os melhores conteúdos e novidades

ASSIM SAÚDE