Recém-nascido pode sair de casa?
A chegada de um bebê é uma grande alegria, mas também um período de muitas dúvidas, principalmente para pais de primeira viagem. Em meio à nova rotina e diversos questionamentos, muitos responsáveis se perguntam se é correto levar o recém-nascido para passear. Entenda melhor:
- Caso seu bebê não tenha nenhuma complicação de saúde, a recomendação é passear, sim, mas com algumas restrições. Evite lugares com intensa aglomeração de pessoas ou alta poluição do ar. Priorize ambientes ao ar livre e até a casa de parentes próximos, desde que haja poucas pessoas e ninguém esteja doente.
- Pegar sol é essencial para a saúde do recém-nascido. Opte por sair em horários até às 10h da manhã ou depois das 16h, quando a luz solar é menos forte, e faça exposições de até 10 minutos. Além disso, proteja-o com sombra.
- Ao sair, vista o bebê conforme o clima, evitando o excesso de calor e frio. Mas cuidado, não saia de casa em dias de temperaturas extremas.
- Durante os passeios, impeça educadamente que estranhos toquem ou tentem pegar seu recém-nascido no colo. É difícil saber se desconhecidos estão com algum agente infeccioso ou tiveram contato recente com alguém que tenha, deixando a ainda frágil saúde do bebê mais exposta a riscos.
Sair de casa pode ser muito benéfico para o bebê e seu estímulo sensorial, devido aos novos sons, cheiros e visões. Além disso, também é essencial para a saúde mental dos pais, que estão se habituando à nova vida. Um parque ou praça arborizada são excelentes opções!
#saude #bemestar #paternidade #maternidade #bebe #recemnascido #parque
Publicado em Qualidade de Vida | em 25 de Setembro de 2024
Deixe o seu comentário
Posts recomendados