Veja maneiras de economizar água, principalmente a potável

Veja maneiras de economizar água, principalmente a potável

Cuidar da saúde do nosso planeta também é uma forma de cuidar da nossa saúde. Então, é primordial que tenhamos consciência para manter o nosso consumo de água de uma forma saudável.

Muitas vezes, existem vazamentos disfarçados em nossas casas e escritórios, por isso é interessante que periodicamente seja realizado uma vistoria em todos os encanamentos. Fique atento a descargas de privada vazando, canos que ficam embaixo de pias e registros de chuveiros.

Uma torneira/filtro pingando pode desperdiçar até 46 litros de água por dia, o que é um consumo médio de 15 litros por ano, o suficiente para matar a sede de 23 pessoas durante todo o período. Imagine que uma torneira pingando tem o mesmo consumo que a sua família inteira. Por isso, feche muito bem as torneiras e filtros e substitua as defeituosas. Veja outras formas de economizar água:

1. Faça sua higiene com consciência

Ao escovar os dentes com a torneira aberta você gasta, em média, 25 litros por escovação. Se fizer isso três vezes ao dia são 75 litros. O melhor é realizar essa atividade com a torneira fechada e apenas abri-la após terminar de escovar. Já na hora do banho o gasto é ainda maior, então passe a tomar banhos mais rápido e comece a fechar o chuveiro enquanto você ensaboa o corpo. Além de economizar água você verá a redução no consumo e na fatura de energia elétrica.

 

2. Aproveite a água da chuva

Antes de dar essa dica precisamos deixar claro, a água da chuva não é própria para o consumo. Quando as gotas caem passam pela atmosfera poluída, especialmente das cidades grandes, fazendo com que ela chegue ao solo imprópria. Porém, você pode utilizá-la para: lavar varandas, carros, regar plantas, entre outras opções. Deixe reservatórios para fazer a coleta em dias de chuva, mas não os esqueça lá após esse período, lembre-se que água parada pode trazer mosquitos que são vetores de inúmeras doenças, principalmente a dengue.

 

3.  Reaproveite a água do cozimento de alimentos

Quando cozinhamos um alimento, geralmente escorremos a água e descartamos, porém boa parte dos nutrientes da comida estão presentes ali. Se você cozinhou legumes, reserve a água para fazer caldos e sopas ou, depois de fria, você pode usá-la para regar as plantas.

4. Use vassouras e baldes no lugar de mangueiras

Nunca utilize mangueiras no lugar de vassoura se for limpar uma calçada, caso ache necessário lavar, leve consigo um balde cheio de água, de preferência de com água reutilizada.

 

O Assim Saúde se importa com a sustentabilidade do planeta e com sua qualidade de vida.

 


Publicado em Qualidade de Vida | em 12 de Março de 2020

Compartilhe


Deixe o seu comentário



Posts recomendados



Calcule seu IMC


Arquivos


Curta o VIVA ASSIM




SIGA O BLOG VIVA ASSIM

Receba os melhores conteúdos e novidades

ASSIM SAÚDE