Qual a importância do sangue para o sistema de defesa do corpo?

Qual a importância do sangue para o sistema de defesa do corpo?

O sangue é o principal transportador de substâncias para os órgãos do corpo. Ele funciona como parte natural da defesa do organismo. Por isso, é muito importante a doação de sangue para salvar vidas.

O sangue funciona como a proteção e a manutenção do corpo, que é composto por:

- Hemácias (glóbulos vermelhos): Responsáveis por levar oxigênio para o organismo.

- Leucócitos (Glóbulos brancos): Importantes para o sistema imunológico que agem no combate as infecções do corpo.

- Plaquetas: São responsáveis pela coagulação do sangue.

Através do exame de sangue é possível detectar doenças graves como: Hepatite C, HIV, colesterol, tiroide, diabetes, doença renal, entre outras.

O sangue é responsável por enviar os nutrientes dos alimentos que ingerimos para todas as células do corpo, garantindo o bom funcionamento dos órgãos. Um exemplo, o que consumimos é absorvido pelo intestino e transportado pelo sangue até o fígado.

Por isso, doar sangue é um ato de solidariedade e um compromisso social.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores fique entre 3,5% a 5% da população. No entanto, esse percentual não passa de 2% no Brasil.

Sabendo da importância do sangue para a saúde do corpo, o Assim Saúde tem parceria com o Serviço de Hemoterapia Professor Carlos Tyll, no Centro do Rio.

A parceria conta com um banco de sangue exclusivo nas principais unidades hospitalares do Assim Saúde, que preza por segurança, autonomia e gestão diferenciada aos pacientes.

Por isso, atualmente já são mais de 500 mil cadastros de doadores disponíveis para fornecer três vezes mais do que o consumo de sangue atual de todas as unidades do Grupo.


Publicado em Saúde | em 03 de Maio de 2019

Compartilhe


Deixe o seu comentário



Posts recomendados



Calcule seu IMC


Arquivos


Curta o VIVA ASSIM




SIGA O BLOG VIVA ASSIM

Receba os melhores conteúdos e novidades

ASSIM SAÚDE