Medidas preventivas devem ser adotadas no período pós-festas.

Medidas preventivas devem ser adotadas no período pós-festas.

As medidas preventivas tomadas antes das reuniões de final do ano devem ser mantidas e a permanência em isolamento por pelo menos 14 dias pode ajudar a identificar possíveis casos de infecção, segundo dados do Ministério da Saúde.
 
Esses cuidados devem ser mantidos depois das festas, mesmo com a chegada da vacina e por mais cuidadosos que tenham sido os encontros de fim de ano, para reduzir o máximo possível a transmissão do coronavírus.
 
Vale lembrar que mesmo com toda precaução, basta que um familiar assintomático tenha participado dos eventos para que o vírus seja transmitido. A quarentena neste período pós festas, mesmo apresentando sintomas ou não, pode evitar a transmissão a novas pessoas.
 
Outra medida que pode ser adotada é fazer o teste RT-PCR. O exame, que é coletado por meio de swabs (cotonetes) no trato respiratório, identifica a presença do material genético do vírus. No entanto, o teste tem algumas limitações, especialmente para o diagnóstico da Covid-19, podendo apresentar resultados que são falso negativo, dependendo do período em que foi realizado. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o ideal é que esse tipo de exame seja feito entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas.
 
Os Cuidados permanecem. As medidas de proteção podem ser conhecidas, mas vale sempre o reforço:
- Higiene adequada das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70;
- Distanciamento de, pelo menos, dois metros de outras pessoas;
- O uso de máscara;
- Ao sair, manter-se em lugares ventilados, a céu aberto.
 
Fonte: Gazeta do Povo
 

Publicado em Saúde | em 06 de Janeiro de 2021

Compartilhe


Deixe o seu comentário



Posts recomendados



Calcule seu IMC


Arquivos


Curta o VIVA ASSIM




SIGA O BLOG VIVA ASSIM

Receba os melhores conteúdos e novidades

ASSIM SAÚDE