Quando começam os movimentos do bebê na barriga da mãe?

Quando começam os movimentos do bebê na barriga da mãe?

Um dos momentos mais esperados pela gestante é a fase de sentir seu bebê mexer. Os movimentos começam no 1º trimestre, por volta de 7 semanas. Porém a gestante só começará sentir esta movimentação por volta de 16 semanas.

Confira abaixo cada fase dos movimentos fetais:
- Por volta da 7º semana os movimentos fetais começam, mas ainda são imperceptíveis para a mãe;

- Entre 9 e 14 semanas o bebê já está maior e faz mais movimentos. Nessa fase o bebê já soluça, abre a boca, se estica, mexe a cabeça, leva as mãos ao rosto, boceja e abre os olhos. Mesmo com tantos movimentos a gestante ainda não consegue sentir. Estes são movimentos vistos a partir da uma ultrassonografia.

- Enfim, o momento mais esperado! Já entre 15 e 20 semanas, o bebê está bem maior e a mamãe pode sentir os "chutes".

- Entre a 20º e a 24º semanas o bebê se mexe menos durante o dia. Nesta fase o bebê se movimenta mais a noite, quando a mãe descansa.

- Um dos momentos mais esperados, também é quando os movimentos fetais são perceptíveis por fora da barriga, até mesmo por outras pessoas além da gestante. Entre 24 e 27 semanas o bebê realiza movimentos com mais frequência e de forma mais brusca.

- Com 29 semanas o espaço no útero fica menor, com isso os movimentos ficam menos intensos. Logo, a criança fica agitada em uma parte do dia e na outra, dorme.

- Na 33º semana os movimentos fetais são menos intensos, mas podem ser mais doloridos.

- Enfim, está próxima a hora de conhecer o bebê: o parto. Com 36 semanas o bebê já começa a se encaixar na pélvis para nascer.

Embora as gestações tenham alguns padrões, vale lembrar que cada processo é único, até mesmo sendo mais de uma gestação da mesma mulher.


Publicado em Saúde | em 03 de Janeiro de 2022

Compartilhe


Deixe o seu comentário



Posts recomendados



Calcule seu IMC


Arquivos


Curta o VIVA ASSIM




SIGA O BLOG VIVA ASSIM

Receba os melhores conteúdos e novidades

ASSIM SAÚDE