Saiba mais sobre a pílula anticoncepcional

Saiba mais sobre a pílula anticoncepcional

Conhecer melhor as escolhas que fazemos acerca da nossa saúde é fundamental! Por isto, hoje vamos falar um pouco sobre pílulas anticoncepcionais. Você sabia que existe mais de um tipo de pílula? Você sabe como cada uma funciona? Você conhece os fatores que alteram a eficácia deste método contraceptivo?

Existem as pílulas anticoncepcionais de progesterona e estrogênio, conhecidas como “combinadas”. Esta combinação auxilia no controle dos hormônios responsáveis pelo processo da ovulação. Nesta categoria, existem as pílulas monofásicas (todos os comprimidos da cartela possuem a mesma dosagem de hormônios) e as multifásicas (buscam distribuir entre os comprimidos diferentes quantidades dos hormônios, na intenção de acompanhar o que seria a variação hormonal de cada momento do ciclo da mulher).

Além das chamadas pílulas “combinadas”, existem as compostas apenas por progesterona. Este tipo de anticoncepcional não possui o estrogênio, mas tem o mesmo objetivo de prevenir a gravidez. O grande diferencial se dá por não causar os efeitos colaterais do estrógeno, que surgem em algumas pessoas. Este tipo de pílula costuma ser de uso contínuo e pode ser utilizado por lactantes, pessoas obesas e com risco de trombose.

Algumas das mudanças mais positivas para quem começa a fazer uso da pílula anticoncepcional, além da sua eficácia em prevenir a gravidez, é o controle do sangramento durante a menstruação, diminuição da intensidade das cólicas e até mesmo da TPM. Sua facilidade de uso também é atrativa pela possibilidade de volta rápida à fertilidade, ao ser interrompida.

Para ter certeza sobre o melhor tipo de pílula para cada corpo, é necessária a consulta com o ginecologista. Fatores como histórico de saúde e biotipo, por exemplo, influenciam diretamente na escolha do tipo de pílula. Assim como todo medicamento, este possui contraindicações. 


Publicado em Saúde | em 04 de Maio de 2021

Compartilhe


Deixe o seu comentário



Posts recomendados



Calcule seu IMC


Arquivos


Curta o VIVA ASSIM




SIGA O BLOG VIVA ASSIM

Receba os melhores conteúdos e novidades

ASSIM SAÚDE