Sódio: amigo ou vilão para a saúde?

Sódio: amigo ou vilão para a saúde?

Você já deve ter ouvido recomendações para evitar exageros no consumo de alimento ricos em sódio. Mas você sabia que esta substância também pode ser benéfica ao organismo?
O sódio é importante para o equilíbrio de quantidade de água no organismo. Este elemento retém os líquidos para que as células tenham a quantidade necessária de água para o bom funcionamento do corpo. A falta de sódio no organismo pode causar: dor de cabeça, desidratação, fraqueza muscular e até problemas cardíacos.
Os alimentos possuem quantidade de sódio o suficiente para que os consumindo, ainda que sem sal, seja possível absorver o sódio necessário para o bem-estar do organismo. A preocupação com o consumo excessivo de sódio é direcionada aos alimentos industrializados, que recebem muito sódio durante sua produção. O consumo de sal em excesso se encaixa neste alerta.
Para manter-se saudável e fugir de problemas de saúde por consumo excessivo de sódio, é importante preferir alimentos in natura e estar constantemente atento ao rótulo do que for comprado no mercado. O excesso de sódio no organismo pode causar:
- Carência de cálcio nos ossos;
- Piora de quadros de obesidade;
- Aumento da pressão sanguínea;
- Malefícios aos rins.


Publicado em Saúde | em 11 de Maio de 2022

Compartilhe


Deixe o seu comentário



Posts recomendados



Calcule seu IMC


Arquivos


Curta o VIVA ASSIM




SIGA O BLOG VIVA ASSIM

Receba os melhores conteúdos e novidades

ASSIM SAÚDE